Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
SEMIOCE – Grupo de Estudos Semióticos da UFC

Área do conteúdo

Defesas

Doutorado

2022

2022 – Domingos de Sousa Machado. Ethos e identidade no discurso religioso fundador: Uma abordagem semiótica do corpus paulinum. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

2021

2021 – Jonatan Henrique Pinho Bonfim. Elementos para a descrição da semiose científica. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

2018

2018 – Érica Nailde Nunes Barroso. Modos escalares e tensividade semiótica na canção popular brasileira. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

2018 – Marilde Alves da Silva. A tensividade na tradução intersemiótica de contos de Moreira Campos para quadrinhos. Orientador: Ricardo Lopes Leite.

2018 – Yvantelmack Dantas Valério. Simulacros enunciativos e efeitos de blindagem no discurso humorístico. Orientador: Ricardo Lopes Leite.

2018 – Susy Anne Almeida Cabral. A construção de identidades em inscrições urbanas: uma investigação semiótica das inscrições feitas nos campi do Centro de Humanidades da UFC. Orientador: Ricardo Lopes Leite.

2017

2017 – Lyssandra Maria Costa Torres. A persuasão entre o fazer-fazer e o fazer-sentir: regimes de sentido em peças de catálogos de produtos da Avon e Natura. Orientador: Ricardo Lopes Leite.

 

Mestrado

2022

2021 – Alef James Braga Fonseca. “Aos bohêmios como eu”: apontamentos para uma abordagem semiótica da dicção de Ramos Cotoco. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

2021 – Gabriela de Araújo Zaupa Veloso. Construção tensiva do suspense em contos fantásticos argentinos. Orientador: Ricardo Lopes Leite

2021

2021 – Rafael Martins Nogueira. A prática semiótica do meme. Orientadora: Carolina Lindenberg Lemos.

2021 – Karen Bernardo Viana. Abordagem semiótica dos elementos totalitaristas em O castelo, de Franz Kafka. Orientadora: Carolina Lindenberg Lemos.

2021 – Janyele Gadelha de Lima. A construção alegórica em José Saramago sob o olhar da semiótica greimasiana em A jangada de pedra, Ensaio sobre a cegueira e Ensaio sobre a lucidez. Orientador: José Leite Jr.

2021 – Camila Gomes Varela. Páginas ainda em branco: a presença/ausência do negro nas coleções didáticas de literatura, um estudo de caso. Orientador: José Leite Jr.

2021 – Leandro César de Araújo da Costa. O processo de tradução intersemiótica: do conto “As corujas”, para a cinematografia. Orientador: José Leite Jr.

2019

2019 – Gustavo Maciel de Oliveira. O percurso semiótico do desespero no romance Angústia, de Graciliano Ramos. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

2019 – Djavam Damasceno da Frota. Do verso ao ideograma: percurso de uma forma semiótica na enunciação do grupo Noigandres. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

2018

2018 – Paulo Jefferson Barreto. Estruturas de persuasão na narrativa da crise econômica do governo Dilma Rousseff, mobilizadas pelas capas dos jornais O Globo, Folha de São Paulo e Estadão em 2015. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

2018 – Roger Rômulo Monteiro de Medeiros. A espacialização e a construção da subjetividade em textos literários. Orientador: Ricardo Lopes Leite.

2018 – Fernângela Diniz da Silva. O pictórico em O ano de 1993, de José Saramago: interdiscursividade com o surrealismo. Orientador: José Leite Jr.

2018 – Maria Efigênia Alves Moreira. Um olhar semiótico sobre a infância em O olho de vidro do meu avô e outras obras de Bartolomeu Campos de Queirós: o discurso autobiográfico em questão. Orientador: José Leite Jr.

2017

2017 – Raquel Vieira Sobrinho. Sobre a transgressão: uma análise semiótica da obra Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar. Orientador: Ricardo Lopes Leite.

2017 – Marília Ribeiro Lovatel. A semiótica da luz na tradução de O Quinze, de Rachel de Queiroz, às telas e a outras páginas. Orientador: José Leite Jr.

2017 – Naiana Iris Teixeira Farias. As crônicas da infância na série Para Gostar de Ler: uma perspectiva semiótica. Orientador: José Leite Jr.

2016

2016 – Antonio Luann Ferreira Taveira. A ambivalente figura “sol” nas canções do Pessoal do Ceará. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

2016 – Ana Patrícia Nascimento Moreira. Elementos de Semiótica Discursiva para o estudo e a prática da tradução. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

2016 – Rachel de Morais D’Ippolito. (Des)investimento figurativo e efeito de realidade no filme Dogville. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

2016 – Lívia Pereira Chaves. Mecanismos enunciativos de temporalização em Memórias Póstumas de Brás Cubas. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

2015

Ingrid dos Santos Rocha. A narrativização dos gêneros do discurso. Orientador: Ricardo Lopes Leite.

2014

Natália Silva Athayde. Luzia-Homem: a construção de simulacros identitários. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

Glenda Miranda Moura. Cantar “A palo seco”: o papel do intérprete na geração dos sentidos na canção. Orientador: José Américo Bezerra Saraiva.

2013

Lyssandra Maria Costa Torres. A persuasão em textos sincréticos: uma leitura semiótica de anúncios do Ministério da Saúde. Orientador: Ricardo Lopes Leite.

Susy Anne Almeida Cabral. A construção de identidades em capas de revista: uma investigação semiótica do pleito eleitoral de 2010 para presidente. Orientador: Ricardo Lopes Leite.

Acessar Ir para o topo