Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
SEMIOCE – Grupo de Estudos Semióticos da UFC

Área do conteúdo

Egressos

Ana Clara De Oliveira Miranda

Técnica em Petroquímica pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Caucaia. Foi integrante do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no IFCE – Campus Caucaia. É atualmente graduanda em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Participou do Projeto Ler e Escrever com os Clássicos em 2021, do Grupo de Estudos Literários em 2021, foi também do Grupo de Estudo de Semiótica Literária Narrativa, Passional e Tensiva, em 2021, do Grupo de Estudos Cordelista Arievaldo Viana, em 2022, e, por fim, do Grupo Laboratório de Análises Literárias em 2022. Atuou, ainda, como bolsista do Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, no desenvolvimento do projeto “Clube PD: Clube da Poesia e Desenho”, em 2022; como bolsista do Programa de Promoção da Cultura Artística, e no projeto “Arte na propagação de saberes: deficiência, informação e acessibilidade” em 2023.

Pesquisa PIBIC de 2023/2024: A Epifania Medida: Graus de Concessão e Transporte do Sujeito Afetado.

Erick Moura Rodrigues

Possui graduação em Letras Português e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Durante o período de graduação, atuou como monitor da disciplina de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no ano de 2017, quando coordenou o grupo de estudos LERÁFRICA. Participou do Grupo de Estudos em Glossemática entre 2016 e 2019, vinculado ao Grupo de Estudos Semióticos (SEMIOCE), do qual faz parte atualmente. Também foi professor bolsista da Casa de Cultura Portuguesa de 2018 a 2019. Atualmente é membro da comissão editorial da Revista Estudos Semióticos (eSSe), da Universidade de São Paulo (USP), na qual atua como diagramador. É mestrando em linguística pela Universidade Federal do Ceará e trabalha com a dissertação intitulada (provisoriamente) “Glossemática sem nome: uma proposta de tradução de language (1970) de Louis Trolle Hjelmslev”.

Título da dissertação (mestrado): Glossemática Sem Nome: Uma Proposta de Tradução de Language (1970) de Louis Trolle Hjelmslev.

Hemanoel Mariano Sousa e Silva

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal do Ceará (2018). É especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2010) e em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (2019), onde foi bolsista do CNPQ no programa Ciência Sem Fronteiras (2012-2013) na University of Manitoba (Canadá). Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal do Ceará.

Título da dissertação (mestrado): O Estado da Arte da Localização/Tradução de Videogames.

Luana Ingrid Gomes Maia

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em Letras – Espanhol e suas Literaturas pela mesma instituição (2022). Atuou como bolsista no Programa Residência Pedagógica em Língua Espanhola (UFC/CAPES), no Núcleo de Línguas Estrangeiras da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC/UFC).

Título da dissertação (mestrado): Hermanos, estorvos, ameaças: identidade e tensividade na representação de estrangeiros latino-americanos pelo portal G1

Paulo Henrique Paiva da Silva

Graduado em Letras Português – Inglês e suas Literaturas pela universidade Federal do Ceará. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGLIN-UFC). Atuou como bolsista voluntário no Programa de Iniciação à Docência (PID), como monitor da disciplina de Literatura Portuguesa II nos anos de 2019 e 2020. Participou do Grupo de Estudos em Glossemática entre 2016 e 2019, vinculado ao Grupo de Estudos Semióticos (SEMIOCE), também foi bolsista de Iniciação acadêmica (BIA) nos anos de 2017 e 2018. Interessado principalmente nas seguintes áreas: Semiótica, Linguística, Língua portuguesa, professor substituto de Língua Inglesa no município de Fortaleza.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo