Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
SEMIOCE – Grupo de Estudos Semióticos da UFC

Área do conteúdo

Livros e Capítulos

Livros

2020
2017
2014
2013

Capítulos

2021
    • LEMOS, Carolina Lindenberg; OLIVEIRA, Gustavo Maciel. Ritmo e repetição. Escandindo as contribuições de Jacques Fontanille para as paixões. In: BERTRAND, Denis; DARRAULT-HARRIS, Ivan (org.). À même le sens. Hommage à Jacques Fontanille. 1ed. Limoges: Lambert-Lucas, 2021, v. único, p. 513-521.
    • LEMOS, Carolina Lindenberg. A transversalidade das categorias tensivas no tratamento da expressão. In: Schwartzmann, Matheus Nogueira; Portela, Jean Cristtus; Dondero, Maria Giulia (Orgs.). Linguagens sincréticas: novos objetos, novas abordagens teóricas. Pontes Editores: Campinas/SP, 2021
2019
    • SARAIVA, J. A. B.; LEITE, R. L.. Considérations à propos des concepts d’immanence, de texte et de transposition. In: Alessandro Zinna & Luisa Ruiz Moreno. (Org.). L’immanence en jeu. 1. ed. Toulouse: éditions CAMS/O, Collection Études, 2019, v. II, p. 227-234.
2018
    • LINDENBERG LEMOS, Carolina; CARMO JR., José Roberto; SHIMODA, Lucas Takeo. 2018. A Interação entre Expressões na Canção: Repetições e Hierarquias. In: LOPES, I. C.; SOUZA, P. M. (Orgs.). Estudos Semióticos do Plano da Expressão. São Paulo: FFLCH-USP, p. 222-241. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/314.
2016
    • SARAIVA, J. A. B.. Saussure e Peirce: dois conceitos de signo complementares. In: Beividas, W.; Lopes, I.C.; Badir, S. (Org.). Cem anos com Saussure. Textos de Congresso Internacional. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2016, v. 1, p. 123-140.
    • SARAIVA, J. A. B.. Acontecimento e exercício: as cidades de Santo Amaro da Purificação, São Paulo e Londres na obra de Caetano Veloso. In: Conrado Moreira Mendes; Glaucia Muniz Proença Lara. (Org.). Em torno do acontecimento: uma homenagem a Claude Zilberberg. 1. ed. Curitiba: Appris, 2016, p. 83-104.
    • SARAIVA, J. A. B.. Apenas um rapaz latino-americano. In: Ricardo Kelmer. (Org.). Para Belchior com amor. 1ed. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2016, v. 1, p. 21-28.
2015
    • SARAIVA, J. A. B.. ‘Fotografia 3×4’ do Pessoal do Ceará. In: Batista, M. de F. B. de M. e Rastier, F. (Org.). Semiótica e cultura: dos discursos aos universos construídos. 1. ed. João Pessoa: Editora UFPB, 2015, v. , p. 339-368.
2014
    • SARAIVA, J. A. B.. Rogério Bessa: o linguista e o poeta. In: Rogério Bessa. (Org.). Poesia do Brasil e do mundo de hoje. 1ed. Fortaleza: Jose, 2014, p. 201-208.
2011
    • LINDENBERG LEMOS, Carolina. 2011. A Desconstrução de um Objeto em Valor. In: LOPES, I. C.; ALMEIDA, D. C. (Orgs.). Semiótica da Poesia: Exercícios Práticos. São Paulo: Annablume, p. 155-171.
2010
    • SARAIVA, J. A. B.. Semiotização do percurso do migrante em canções do Pessoal do Ceará. In: ARAÚJO, Júlio César de. (Org.). Seminários Linguísticos: discurso, análise, linguística, pesquisa e ensino, 2010, p. 93-114.
2007
    • SARAIVA, J. A. B.. A constituição de um ethos discursivo em “A palo seco”. In: Nelson Barros da Costa. (Org.). O charme dessa nação: música popular, discurso e sociedade brasileira. 1. ed. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2007, v. 1, p. 105-129.
2006
    • SARAIVA, J. A. B.. Semiótica e comunicação: dois pontos de vista complementares. In: Marlene Mattes. (Org.). Linguagens: as expressões do múltiplo. 1ed. Fortaleza: Premius, 2006, v. 1, p. 353-376.
2005
    • SARAIVA, J. A. B.. Como analisar a canção popular. In: Nelson Barros da Costa. (Org.). Práticas discursivas: exercícios analíticos. 1ed. Campinas: Pontes, 2005, p. 157-170.
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo