gov.br

SEMIOCE – Grupo de Estudos Semióticos da UFC

Retorno das atividades presenciais do Semiodose em 2022.1

Data de publicação: 22 de março de 2022. Categoria: Grupos, Notícias, Semiodose

O Semiodose, grupo semanal de estudos teóricos do Semioce, retorna às atividades com encontros presenciais na UFC. Neste semestre, o grupo realizará leituras conjuntas de duas das mais relevantes obras de Claude Zilberberg que tratam da tensividade em Semiótica: Razão e Poética do Sentido (2006) e La Structure Tensive (2012). Os encontros acontecerão às terças-feiras, no horário de 11h45 às 13h, no Departamento de Letras Vernáculas da UFC (CH 1).  O grupo é aberto para a participação de todos os interessados em Semiótica Discursiva, bastando manifestar interesse através de nosso e-mail (semioce@gmail.com) ou redes sociais. Ainda não há previsão de adesão do formato híbrido (presencial e remoto).

Cronograma para 2022.1:

• 22/03 – boas-vindas, planejamento do semestre.

Leitura de Razão e Poética do Sentido:

PARTE I.
O ESTRUTURALISMO COMO CONTINUIDADE

CAPÍTULO 1:
  • 29/03Conhecimento de Hjelmslev  (p. 17-36) – animador/a: Coletivo.
  • 05/04Conhecimento de Hjelmslev  (p. 36-62) – animador/a: Coletivo.
  • 12/04 – Reunião de organização com o grupo – Profa. Carolina Lemos e Rafael Nogueira.
CAPÍTULO 2:
CAPÍTULO 3:

PARTE II
O ESTRUTURALISMO COMO RAZÃO

CAPÍTULO 4:
  • 17/05Para introduzir o fazer missivo (p. 129-140) – animador/a: Rafael Nogueira e Leonardo Chaves.
  • 24/05Para introduzir o fazer missivo (p. 140-147) – animador/a: Rafael Nogueira e Leonardo Chaves.
 CAPÍTULO 5:

O cronograma pode sofrer alterações no decorrer do semestre.

Semioce  – (@semioce_ufc) • Fotos e vídeos do Instagram

Semioce – Página inicial | Facebook