Semioce abre inscrições para palestra “A noção de mundo ficcional: uma crítica”

Data de publicação: 29 de julho de 2022. Categoria: Notícias

A volta ao período letivo na Universidade Federal do Ceará (UFC) já tem uma atividade programada. No dia 22 de agosto, às 14h, o Grupo de Estudos Semióticos da Universidade (Semioce) promoverá a palestra “A noção de mundo ficcional: uma crítica“, ministrada pelo linguista e semioticista francês, Sémir Badir. A palestra compõe a programação da I  Conferências e debates em Semiótica discursiva, evento organizado pelo Semioce, com apoio do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFC, entre os dias 22 e 24 de agosto.

Inscrições – A palestra acontecerá presencialmente no auditório José Albano, localizado no Centro de Humanidades I da UFC. Cerca de 80 vagas estão disponíveis para o público em geral. Interessados em acompanhar e participar da discussão devem se inscrever por meio do formulário disponível no link abaixo. O preenchimento das vagas obedecerá a ordem de inscrição. Todos os inscritos receberão certificado de participação.

CLIQUE AQUI para se inscrever

Esta será a segunda vez que Badir visita a UFC em evento promovido pelo Semioce. Em 2017, o pesquisador proferiu duas palestras organizadas pelo grupo. Uma delas discutiu a noção de gênero literário e, a outra, o conceito de aspectualidade espacial.

Sobre o palestrante

Sémir Badir é pesquisador do Fonds de la Recherche Scientifique, FRS-FNRS, atuando na Universidade de Liège (Bélgica). Sua pesquisa visa os aspectos epistemológicos das teorias linguísticas e semiótica, bem como os modelos conceituais aplicados às formas linguísticas. Escreveu as obras Hjelmslev (Les Belles-Lettres, 2000), Saussure. La langue et sa représentation (L’Harmattan, 2001), Epistémologie sémiotique. La théorie du langage de Louis Hjelmslev (Honoré Champion, 2014). Co-dirigiu cerca de vinte livros e números de revistas (ProtéeSemenSemioticaVisible…), entre os quais Pratiques émergentes et pensée du médium (com François Provenzano) e L’image peut-elle nier? (com Maria Giulia Dondero), ambos publicados em 2017.

Palestra: “A noção de mundo ficcional: uma crítica”

Dia e Horário do evento: 22 de agosto de 2022, às 14h

Endereço do evento: Auditório José Albano, Av. da Universidade, 2683 – Benfica, Fortaleza – CE.