Convite: Palestra – “Contribuições semióticas para a análise da persuasão em Fake News”

Data de publicação: 9 de junho de 2023. Categoria: Atividades, Extensão, Grupos, Notícias

É com muita alegria que convidamos todas e todos a participarem da palestra “Contribuições semióticas para a análise da persuasão em Fake News”. O momento é promovido no III Ciclo de Palestras em Semiótica, iniciativa do Instituto Federal do Ceará (IFCE), do Campus de Umirim, em parceria com o Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará (SEMIOCE).

O evento acontecerá no dia 15/6, às 19h30, via Google Meet (para participar, inscreva-se aqui).

Abaixo segue resumo da palestra e encartes de divulgação.

RESUMO:

Na sociedade contemporânea, marcada por um excesso informacional e por uma crise política, o conceito de fake news tem sido usado para se referir às informações veiculadas com erros factuais fortuitos, visando a uma finalidade específica, ou, ainda, para se identificar notícias falsas, criadas em determinadas condições sócio-históricas e culturais, com propósitos escusos.

O reconhecimento de seu impacto na coletividade exige das teorias do discurso, portanto, um esforço de compreensão do fenômeno. Nesse sentido, nossa apresentação, com base na Semiótica Discursiva, discorrerá sobre os procedimentos discursivos utilizados por as fakes news e sobre como esses procedimentos configuram regimes de sentido que, estabelecidos na interação enunciador e enunciatário, determinam diferentes estratégias de persuasão.