Inscrições abertas para participar do grupo de Semiótica Literária neste semestre

Data de publicação: 5 de junho de 2021. Categoria: Grupos, Notícias, Semiótica Literária

Tópico escolhido para 2021.1: semiótica literária narrativa, passional e tensiva

Ementa
Semiótica greimasiana em sua aplicação no discurso literário. Estudo da aplicação teórico-metodológica da Semiótica Discursiva na análise do texto literário em três perspectivas de sua construção epistemológica: narrativa, passional e tensiva.
Metas
  • Preparação teórica para o ensino e a crítica de Literatura.
  • Inter-relação entre a pós-graduação e a graduação.
Obras teóricas a serem estudadas
  • POEMA: TAVARES JÚNIOR, Luís. O mito na literatura de cordel. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1980.
    CONTO: (1) BARROS, Diana Luz Pessoa de. O dizer-verdadeiro: análise narrativa de “Desenredo”, conto de Guimarães Rosa. Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 18, p. 52-72, jan. 1987. (2) MELLO, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de. A configuração passional da cólera no conto “Depois da aula”, de Luiz Vilela. CASA, Araraquara, v. 11 n. 2, p.198-205, 2013.
    ROMANCE: OLIVEIRA, Gustavo Maciel de. O percurso semiótico do desespero no romance Angústia, de Graciliano Ramos. 2019. 177f – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2019.
    TEATRO: LEITE JUNIOR, José. Percurso das almas numa apreciação semiótico-discursiva. Letras Escreve, Macapá, v. 9, n. 1, p. 55-65, 2019.
    MEMORIALISMO E AUTOBIOGRAFIA: BARROS, Mariana Luz Pessoa de. Pequena semiótica da memória. Estudos Semióticos, São Paulo, v. 15, p. 122-135, 2019.

Inscrições: clicando aqui
Início: 9 de junho de 2021
Reuniões: quartas-feiras, das 11h30 às 13h
Local: ambiente virtual institucional pelo Google Meet
Carga horária: 30 horas-aula
Certificado: declaração de participação emitida pelo professor

Coordenação: Prof. Dr. José Leite Jr. – Departamento de Literatura
Participante dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos Semióticos da UFC (SEMIOCE), Investigações literárias: estudos sobre os dispositivos textuais de desidentificação da UFC e Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Interlinguística e Esperantologia (GIPIE).