Discentes
Doutorado
Antonio Luann Ferreira Taveira
Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2016), especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2014) e graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2013).
Titulo do TCC (especialização): Da terminografia à lexicografia: a flutuação conceitual nas definições de semiótica.
Título da dissertação (mestrado): A Ambivalente Figura “Sol” nas Letras de Canções do Pessoal do Ceará.
Djavam Damasceno da Frota
Mestre em linguística pela Universidade Federal do Ceará com a dissertação intitulada “Do Verso Ao Ideograma: Percurso De Uma Forma Semiótica Na Enunciação Do Grupo Noigandres”. Atualmente é doutorando pela mesma instituição e integra o Grupo de Estudos Semióticos da UFC (SEMIOCE). Tem especial interesse nas práticas discursivas da poesia experimental da segunda metade do século XX e pelo diálogo entre semiótica e o discurso literário.
Título da dissertação (mestrado): Do Verso ao Ideograma: Percurso de Uma Forma Semiótica na Enunciação do Grupo Noigandres.
Gabriela de Araújo Zaupa
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLIN) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na área de Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização. Possui graduação em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2018) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2022). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura fantástica, semiótica tensiva, enunciação, suspense e semiótica.
Título da dissertação (mestrado): Construção Tensiva do Suspense em Contos Fantásticos Argentinos.
Título da tese em andamento (doutorado): Veridicção e Fidúcia em Tensão-A Concepção do Real em Contos Fantásticos.
Leonardo Chaves Ferreira
Doutorando e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas (2021) pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atualmente, participa do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará (SEMIOCE/UFC).
Título da dissertação (mestrado): A Construção Persuasiva das Fake News sobre COVID-19 em Perspectiva Semiótica.
Título da tese em andamento (doutorado): Contribuições Semióticas para Práticas de Leitura em Fake News: Educação Midiática em Tempos de Desinformação.
Lívia Pereira Chaves
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2011) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2016). Está em processo de Doutoramento pela mesma universidade. Atualmente é professora de língua portuguesa e redação do Governo do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica discursiva, enunciação, memória.
Título da dissertação (mestrado): Mecanismos de Temporalização em Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Paulo Jefferson Pereira Barreto
Doutorando e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Estudos Semióticos da UFC (Semioce). Vencedor do I Prêmio Abreu Matos de Jornalismo Científico – ADUFC; Prêmio Expocom em Reportagem em Radiojornalismo (2014) e Prêmio Expocom em produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo (2013). Tem experiência nas áreas de Linguística e Comunicação, atuando com os seguintes temas: mídia e discurso, semiótica discursiva, comunicação visual, comunicação científica.
Título da dissertação (mestrado): O Discurso da Crise: Análise Semiótica de Estratégias Persuasivas em Capas de Jornais Publicadas Durante o Governo Dilma Rousseff.
Rafael Martins Nogueira
Doutorando e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLIN) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas (2018) pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Bolsista de Doutorado – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professor do Instituto UFC Virtual/Universidade Aberta do Brasil, no curso de graduação em Letras – Língua Portuguesa, na modalidade a distância. Integrante do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará (SEMIOCE). Revisor da Revista Vazantes do Programa de Pós-Graduação em Artes (UFC) e diagramador da Revista Estudos Semióticos da Universidade de São Paulo (USP).
Título da dissertação (mestrado): A Prática Semiótica do Meme.
Título da tese em andamento (doutorado): Contribuições Teórico-metodológicas da Configuração Aspectual para a Semiótica das Práticas.
Raquel Vieira Sobrinho
Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tauá-CE. Doutoranda e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin/UFC) e graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente atua como revisora e editora assistente da revista Entrepalavras do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência no ensino de Linguística, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Interessa-se pelos estudos de texto e discurso, com ênfase na área de Semiótica Discursiva.
Título da dissertação (mestrado): Uma Análise Semiótica da Obra Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar.
Rebeca Casemiro de Oliveira
Possui graduação em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (2008), especialização em Mídia e Assessoria de Comunicação pelo Centro de Ensino Superior Reinaldo Ramos (2010) e mestrado em Desenvolvimento Regional pela UEPB (2011). Atualmente, cursa doutorado no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. É jornalista do Departamento de Comunicação Social da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Tem experiência em Assessoria de Imprensa; Comunicação Pública; Avaliação de Políticas Públicas; Políticas Públicas de CT e Divulgação Científica. É membro do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará (SEMIOCE/UFC) e tem interesse em semiótica discursiva, semiótica do texto visual, semiótica plástica e literária.
Título da dissertação (mestrado): Uma análise da Divulgação da Pesquisa Acadêmica nas Universidades do Nordeste.
Roger Rômulo Monteiro de Medeiros
É doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) na Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa na área de Semiótica de tradição francesa e com especial interesse nos textos literários e nos jogos. É licenciado em Letras português-francês pela mesma instituição. É membro de Grupo de Estudos em Semiótica do Ceará (SEMIOCE). Atua como professor da educação básica e de português para concursos. Alimenta também um blog de produção literária com contos, crônicas e poemas (https://ficciario.wordpress.com).
Título da dissertação (mestrado): A Enunciação do Lúdico e os Regimes de Interação em Jogos Eletrônicos de Gênero Plataforma.
Título da tese em andamento (doutorado): A Espacialização e a Construção da Subjetividade em Textos Literários.
Vinícius Façanha Câmara de Sousa
Doutorando do programa de pós-graduação em linguística da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (2020) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2023). Membro do SEMIOCE – Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará. Editor adjunto na revista Estudos Semióticos, na qual também atuou como editor assistente em 2023 e revisor no ano de 2022. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, literatura, mereologia e intertextualidade.
Título da dissertação (mestrado): Condições Semióticas da Totalidade: A Dupla Leitura de “Os Gragões Não Conhecem o Paraíso”.
Título da tese em andamento (doutorado): A Dimensão Merológica da Semiose na Prosa Literária, na Arte Sequencial e no Aaudiovisual.
Mestrado
Aless Jordan Linhares Caetano
Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (2022). Atualmente é mestrando em linguística pela Universidade Federal do Ceará, com pesquisa na área de semiótica discursiva.
Artur da Silva Barbosa
Mestrando do programa de pós-graduação em linguística da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela mesma universidade. É membro do grupo de estudos semióticos do estado do Ceará – SEMIOCE. Tem interesse pela semiótica francesa, e possui experiências em pesquisas em Semiótica da Canção e Semiótica Discursiva (PIBIC), além de ter atuado como monitor de Literatura Africana de Língua Portuguesa (PID).
Título da dissertação em andamento (mestrado): Fillers e Efeitos de Fidelidade e Distanciamento na Tradução Intersemiótica de Mangá para Anime.
Beatriz Farias Mendes
Graduada em Letras – Português/Literaturas (2023) pela Universidade Federal do Ceará e atualmente mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando como monitora voluntária de Teoria da Literatura II durante o ano letivo de 2020 e bolsista PIBIC na área de Semiótica Discursiva de 2022.2 a 2023.1.
Título da dissertação em andamento (mestrado): Graus de poeticidade e prosaísmo em Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector.
Biatriz de Moura Tavares
Estudante do Mestrado em Linguística (PPGL-UFC) e graduada em Letras, Português, Espanhol e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Possui experiência como monitora de Introdução à Linguística (2019.1 – 2020.2), quando realizou o Minicurso Língua e Ação junto ao Departamento de Letras Vernáculas (UFC), onde também atuou, posteriormente, como bolsista de Iniciação Científica do projeto “A tensividade subjacente às categorias plásticas na linguagem fotográfica” (2021.2 – 2022.1) e participou voluntariamente do projeto de extensão Semiótica no Segundo Andar (SSA). É membro do Grupo de Estudos Semióticos da UFC (SEMIOCE). Possui interesse em Semiótica Discursiva e Teoria e Análise Linguística.
Título da dissertação em andamento (mestrado): Entre Esconder e Mostrar: Estratégias Enunciativas em Fotos de Vivian Maier.
Deyse Carla da Silva Mota Melo
Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em “Semiótica e Análise do Discurso” pela FAMEESP – Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas (2021) pela Universidade Federal do Ceará . Integrante do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará (SEMIOCE). Tem interesse pelos temas: Semiótica Discursiva, Narrativas do Insólito e o Conto Maravilhoso, Espaço ficcional das Narrativas de cunho maravilhoso da Amazônia Paraense, Possui experiência em iniciação à docência em Estágio em Ensino de Leitura (PID). Atualmente trabalha no Laboratório de Redação do Colégio Farias Brito-Fortaleza.
Raquel Nunes Cavalcanti
Possui graduação em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2022); especialização em Semiótica e Analise do Discurso, pela Faculdade Metropolitana e é atualmente professora do Colégio Christus. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Semiótica.
Título da dissertação em andamento (mestrado): Quatro Álbuns de Chico Buarque de Hollanda sob a Perspectiva da Semiótica da Canção.
Graduação
Melissa Lima Fernandes
Possui ensino-médio-segundo-grau pelo Colégio Provecto (2019). É atualmente discente do programa de graduação em Letras Português e Espanhol da Universidade Feral do Ceará – UFC; é membro do Grupo de estudos Semíticos do Ceará – SEMIOCE, além de ser bolsista remunerada de Iniciação Cientifica PIBIC.
Pesquisa PIBIC em andamento: Entre fidelidade e distanciamento: efeitos discursivos dos fillers nas adaptações para anime de Fullmetal Alchemist.
Joel Levy da Silva Pereira
Graduando do curso de Letras Português e Francês, e suas devidas literaturas, pela Universidade Federal do Ceará, UFC. Atualmente bolsista voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do projeto “Entre fidelidade e distanciamento: efeitos discursivos dos fillers nas adaptações para anime de Fullmetal Alchemist, sob a orientação da Profa. Dra. Carolina Lindenberg Lemos. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID) da disciplina de Semiótica Discursiva, atuando, no ano vigente, no projeto “A articulação de linguagens em textos sincréticos”, ofertando a comunidade acadêmica interna e externa a Oficina de Semiótica. Tem interesse pela área de semiótica, em especial pela semiótica da música, semiótica da canção e a semiótica de textos sincréticos. Atualmente bolsista voluntário de Iniciação Cientifica – PIBIC.
Pesquisa PIBIC em andamento: Entre fidelidade e distanciamento: efeitos discursivos dos fillers nas adaptações para anime de Fullmetal Alchemist.
Bruno Guilherme Dutra Varela
Graduando em Letras – Português e Espanhol e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, participa voluntariamente no projeto “Entre fidelidade e distanciamento: efeitos discursivos dos fillers nas adaptações para anime de Fullmetal Alchemist”, sob a orientação da Profa. Dra. Carolina Lindenberg Lemos. Além disso, atua como monitor voluntário no Laboratório de Letramento e Escrita Acadêmica (LEA), coordenado pelo Prof. Dr. Júlio Rosa Araújo. É bolsista remunerado do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), orientado pela Profa. Dra. Ana Márcia Siqueira Alves, com o projeto de pesquisa intitulado “A mulher e o mal em contos fantásticos de autoria feminina”. Tem interesse na área de semiótica, com foco em semiótica, tradução intersemiótica e semiótica de textos sincréticos. Atualmente bolsista voluntário de Iniciação Cientifica – PIBIC.
Pesquisa PIBIC em andamento: Entre fidelidade e distanciamento: efeitos discursivos dos fillers nas adaptações para anime de Fullmetal Alchemist.