Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
SEMIOCE – Grupo de Estudos Semióticos da UFC

Área do conteúdo

Discentes


Doutorado

Antonio Luann Ferreira Taveira

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2016), especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2014) e graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2013).

Carmem Silvia de Carvalho Rêgo

Mestre e doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará – UFC, onde concluiu o projeto intitulado “Tendências do pop nacional: o discurso tribalista na canção de Arnaldo Antunes” (2011), Carmem Silvia é graduada em Letras – Português/Literatura pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2002) e tem formação em Teoria e Prática do Designer Instrucional (Livre Docência, 2014), Tutoria a Distância (Universidade Federal do Ceará – UFC, 2011 e 2012) e Arte Educação (Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará – CEFET, 1998). Atualmente, com apoio da CAPES, desenvolve o projeto de doutoramento em Linguística intitulado “A dinâmica identitária no tratamento das relações amorosas pelo projeto Tribalistas” (UFC) e atua na tutoria de disciplinas semipresenciais do curso de Letras – Português da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Djavam Damasceno da Frota

Mestre em linguística pela Universidade Federal do Ceará com a dissertação intitulada “Do Verso Ao Ideograma: Percurso De Uma Forma Semiótica Na Enunciação Do Grupo Noigandres”. Atualmente é doutorando pela mesma instituição e integra o Grupo de Estudos Semióticos da UFC (SEMIOCE). Tem especial interesse nas práticas discursivas da poesia experimental da segunda metade do século XX e pelo diálogo entre semiótica e o discurso literário.

Edivaldo Simão de Freitas

Graduação em Letras Português – UFC (2011), Graduação em Filosofia – UFC (2015), Graduação em Artes Visuais – UECE (2020), Graduação em Educação Especial – UNIFAVENI (2022), Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação – UFC (2021), Mestrado em Filosofia – UFC (2018), Mestrado em Estudos da Tradução – UFC (2020). EXPERIÊNCIA DE PESQUISA na área de Linguística, Filosofia da linguagem, Educação Inclusiva, Intersemiótica, Filosofia e Teoria da Tradução, Interlinguística. INTERESSE DE PESQUISA sobre Estudos de Interlinguística, Esperantologia, Tupinologia, Políticas Linguísticas e Planejamento linguístico. Atualmente cursando Doutorado em Letras (UFC), Graduação em Pedagogia (UNIFAVENI), Graduação em Ensino Religioso (FUNIP) e Graduação em Linguagens (UNIBF).

Fernângela Diniz da Silva

Doutoranda em Letras na área de Literatura Comparada (UFC). Mestre em Letras (UFC), atuando como pesquisadora da Literatura saramaguiana. Graduada em Letras Português – Francês pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, Língua Francesa e Literatura. Atua como revisora de textos. Participante do Grupo de Estudos de Semiótica Literária, sob orientação do Prof. Dr. Leite Jr.

Janyele Gadelha de Lima

Mestra e Doutoranda em Literatura Comparada, com ênfase em Semiótica Literária, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Letras: Língua Portuguesa e respectivas Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como professora efetiva da Rede Estadual de Ensino do Ceará (SEDUC), na área de Língua Portuguesa. Tem atuação, ainda, no campo de Monitorias de Redação para Vestibulares e Concursos públicos. Tem experiência na área de Semiótica, Literatura Portuguesa e estudos de Gênero.

Lívia Pereira Chaves

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2011) e mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2016). Está em processo de Doutoramento pela mesma universidade. Atualmente é tutora da Universidade Aberta do Brasil – UFC Virtual e professora de língua portuguesa e redação do Governo do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em semiótica discursiva e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica discursiva, enunciação, ensino, tecnologias.

Paulo Jefferson Pereira Barreto

Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2018) e graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela mesma universidade (2014). Vencedor do I Prêmio Abreu Matos de Jornalismo Científico – ADUFC 2013; Assessor de comunicação no Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC. Membro da equipe editorial da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais; Editor e Revisor de conteúdos didáticos. Áreas de interesse: Comunicação em Saúde, Pesquisa e Divulgação científica, Editoração, Semiótica discursiva, Sincretismo de linguagens, Discurso. XX Prêmio Expocom em produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo 2013 (região Nordeste) e XXI Prêmio Expocom em Reportagem em Radiojornalismo 2014 (região Nordeste).

Rafael Martins Nogueira

Doutorando e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLIN), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Linguagens e Códigos e o Mundo do Trabalho, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas (2018), pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Integrante do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará (SEMIOCE). Revisor da Revista Vazantes do Programa de Pós-Graduação em Artes (UFC) e diagramador da Revista Estudos Semióticos da Universidade de São Paulo (USP).

Raquel Vieira Sobrinho

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente atua como revisora e tradutora da revista Entrepalavras do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará Tem experiência no ensino de Língua Inglesa. Interessa-se pelos estudos de texto e discurso, com ênfase na área de Semiótica Discursiva, e de descrição linguística.

Roger Rômulo Monteiro de Medeiros

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) na Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa na área de Semiótica Discursiva, cujo foco é a enunciação e seus efeitos de sentido no texto literário. Membro de Grupo de Estudos em Semiótica do Ceará (SEMIOCE), coordenado pelos professores José Américo Saraiva e Ricardo Leite, ambos da UFC. Alimenta também um blog de produção literária com contos, crônicas e poemas (https://ficciario.wordpress.com).

Yvanowik Dantas Valério

Possui graduação em Letras – Português e Francês pela Universidade Federal do Ceará (1991) e mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atualmente é Professor Assistente I da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação.


Mestrado

Ana Marcia Soares

É licenciada em Letras – Português- Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2007). Possui especializações em Coordenação e Gestão Pedagógica, pela Faculdade Vale do Jaguaribe (2014) e Gestão Pública Municipal, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (2015). Atualmente é professora da rede pública de ensino, possuindo vínculo efetivo ao município de Fortaleza – CE, desde 2016, e Secretaria de Educação do Ceará, desde 2021. Suas principais áreas de atuação correspondem ao ensino de Língua portuguesa, Língua espanhola e Literaturas. É Mestranda em Literatura Comparada, pelo Programa de Pós- Graduação em Letras, da Universidade Federal do Ceará e integrante do Grupo de Estudos Semiótica Literária (UFC).

Erick Moura Rodrigues

Possui graduação em Letras Português e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Durante o período de graduação, atuou como monitor da disciplina de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no ano de 2017, quando coordenou o grupo de estudos LERÁFRICA. Participou do Grupo de Estudos em Glossemática entre 2016 e 2019, vinculado ao Grupo de Estudos Semióticos (SEMIOCE), do qual faz parte atualmente. Também foi professor bolsista da Casa de Cultura Portuguesa de 2018 a 2019. Atualmente é mestrando em linguística pela mesma instituição e trabalha com a dissertação intitulada (provisoriamente) “A complexidade da imanência: um olhar semiótico-tensivo sobre os Prolegômenos a uma Teoria da Linguagem”.

Francisco Neildo Araújo

Mestrando em Letras. Possui graduação em Letras – Inglês pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(2013) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel De Oliveira(2008). Atualmente é Professor da EEEP Professora Alda Façanha. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

Gabriela de Araújo Zaupa Veloso

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLIN) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na área de Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização. Licenciada em Letras – Português e Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (2018.1). Integrante do Grupo de Estudos Semióticos da UFC (SEMIOCE). Áreas de interesse: Linguística, Semiótica e Ensino de Línguas.

Geórgia Karinne Soares Silva Sousa

Professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino do Estado do Ceará, atuando nos anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano) e Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos). Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e Mestranda no Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras (UFC).

Geórgia Linhares Carneiro Lobao

Mestranda em Letras pela UFC. Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Atualmente é professora – Colégio Provecto. Finalizando a monografia da especialização em Semiótica e Áreas afins, cursada na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Semiótica Literária.

José Gilson Lopes Franco

É mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (Profissional) da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2004). Especialização em Língua Portuguesa pelo Centro Acadêmico Barão de Mauá. Atualmente é professor de Ensino fundamental II, na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores.

Káren Aparecida de Sousa Andrade

Mestranda em Letras (UFC). Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará(2014). Atualmente é professora da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Letras.

Leonardo Chaves Ferreira

É mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Nesta última instituição, atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) de Humanidades e Letras (2019 – 2022). Atualmente, participa do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará (SEMIOCE/UFC) e do Grupo de Pesquisa em Texto, Discurso e Ensino (TEDE/UNILAB). 

Luana Ingrid Gomes Maia

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em Letras – Espanhol pela mesma instituição (2021). Atuou como bolsista no Programa Residência Pedagógica em Língua Espanhola (UFC/CAPES), no Núcleo de Línguas Estrangeiras da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC/UFC).

María Alejandra Almonacid Galvis

Mestranda em Letras (UFC). Possui graduação em Artes plásticas y visuales pela Universidad Distrital Francisco José de Caldas(2007) e mestrado em Estudios de Género pela Universidad Nacional de Colombia – Bogotá(2012). Tem experiência na área de Artes.

Mayra Winnie de Sousa Lima

Mestranda em Letras (UFC). Bacharela em Letras – Português e pós-graduanda em Semiótica e Literatura pela Universidade Estadual do Ceará, trabalha atualmente como Revisora de Texto no Colégio Santa Cecília. Tem experiência com revisão de textos, correção de redações para ENEM e outros concursos, e pesquisa na área de Semiótica, Educação e Literatura.

Nádya Brito Gurgel Correia Dutra

Possui Graduação (2000) e Pós-Graduação (2003) em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda no PPG-Letras – UFC, na área de Semótica Literária. Membro da Academia Fortalezense de Letras (AFL), desde 14 de junho de 2022. Professora Efetiva EBTT de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Ceará (IFCE), desde 14 de julho de 2016, e atualmente lotada no Campus de Itapipoca.

Paulo Eugênio Rifane de Sousa

Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Graduado em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, especialista no Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Stella Maris, especialista em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB e pós-graduando do Mestrado Profissional em Letras pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Paulo Ricardo Sousa de Oliveira

Licenciado em Letras Português e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Ceará e professor substituto temporário na Rede Municipal de Ensino, em Fortaleza

Vinícius Façanha Câmara de Sousa

Mestrando do programa de pós-graduação em linguística da Universidade Federal do Ceará. Graduado no curso de Licenciatura em Letras português – literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do SEMIOCE – Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará. Colaborador do projeto de extensão Semiótica no segundo andar (SSA) que visa a divulgação científica da área por meio de vídeo didáticos. Tem interesse pela área de semiótica do discurso, sobretudo na relação que se estabelece entre as partes e a totalidade textual e entre textos tomados como conjuntos. Possui experiência em iniciação à docência em semiótica discursiva (PID) e iniciação à pesquisa em semiótica da canção (PIBIC) e em performance poética


Graduação

Bárbara Brenda Santos Alencar

Graduanda em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Ceará desde 2021. Sua área de interesse é a Linguística com ênfase nos estudos textuais e discursivos.

Beatriz Farias Mendes

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando como monitora voluntária de Teoria da Literatura II durante o ano letivo de 2020.

Nick Soares Lima dos Santos

Graduando em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Ceará. Tem interesse em Linguística, na área de estudos textuais e discursivos.

Pietra Celestino Gomes

Graduanda em Letras Português – Francês pela Universidade Federal do Ceará. Faz revisão de textos de divulgação científica do Grupo de Astronomia da Seara da Ciência (UFC). Possui experiência como monitora de aulas da Olimpíada Nacional em História Brasileira (ONHB) no Colégio Dom Felipe.

Rebeca Casemiro de Oliveira

Possui graduação em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (2008), especialização em Mídia e Assessoria de Comunicação pelo Centro de Ensino Superior Reinaldo Ramos (2010) e mestrado em Desenvolvimento Regional pela UEPB (2011). Foi repórter da rádio Campina FM (93.1), do portal de notícias Paraíba Online e do Jornal da Paraíba. É jornalista do Departamento de Comunicação Social da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Tem experiência em Assessoria de Imprensa; Comunicação Pública; Avaliação de Políticas Públicas; Políticas Públicas de C&T e Divulgação Científica. Atualmente é estudante do curso de Letras Português/Alemão da Universidade Federal do Ceará e tem interesse em semiótica discursiva, semiótica do texto visual, semiótica literária e literatura e movimentos sociais.

Társis Lima Gomes da Silva

Graduação em andamento no curso de Letras Português/ Alemão na Universidade Federal do Ceará. Desenvolve um projeto de iniciação científica na área de Semiótica Discursiva.

Acessar Ir para o topo