Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
SEMIOCE – Grupo de Estudos Semióticos da UFC

Área do conteúdo

Discentes


Doutorado

Antonio Luann Ferreira Taveira

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2016), especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2014) e graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2013).

Titulo do TCC (especialização): Da terminografia à lexicografia: a flutuação conceitual nas definições de semiótica.
Título da dissertação (mestrado): A Ambivalente Figura “Sol” nas Letras de Canções do Pessoal do Ceará.

Djavam Damasceno da Frota

Mestre em linguística pela Universidade Federal do Ceará com a dissertação intitulada “Do Verso Ao Ideograma: Percurso De Uma Forma Semiótica Na Enunciação Do Grupo Noigandres”. Atualmente é doutorando pela mesma instituição e integra o Grupo de Estudos Semióticos da UFC (SEMIOCE). Tem especial interesse nas práticas discursivas da poesia experimental da segunda metade do século XX e pelo diálogo entre semiótica e o discurso literário.

Título da dissertação (mestrado): Do Verso ao Ideograma: Percurso de Uma Forma Semiótica na Enunciação do Grupo Noigandres.

Gabriela de Araújo Zaupa

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLIN) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na área de Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização. Possui graduação em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2018) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2022). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura fantástica, semiótica tensiva, enunciação, suspense e semiótica.

Título da dissertação (mestrado): Construção Tensiva do Suspense em Contos Fantásticos Argentinos.
Título da tese em andamento (doutorado): Veridicção e Fidúcia em Tensão-A Concepção do Real em Contos Fantásticos.

Hemanoel Mariano Sousa e Silva

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal do Ceará (2018). É especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2010) e em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (2019), onde foi bolsista do CNPQ no programa Ciência Sem Fronteiras (2012-2013) na University of Manitoba (Canadá). Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal do Ceará.

Título da dissertação (mestrado): O Estado da Arte da Localização/Tradução de Videogames.
Título da tese em andamento (doutorado): Tradução intersemiótica no videogame The Witcher 3.

Leonardo Chaves Ferreira

Doutorando e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas (2021) pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atualmente, participa do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará (SEMIOCE/UFC).

Título da dissertação (mestrado): A Construção Persuasiva das Fake News sobre COVID-19 em Perspectiva Semiótica.
Título da tese em andamento (doutorado):
Contribuições Semióticas para Práticas de Leitura em Fake News: Educação Midiática em Tempos de Desinformação.

Lívia Pereira Chaves

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2011) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2016). Está em processo de Doutoramento pela mesma universidade. Atualmente é professora de língua portuguesa e redação do Governo do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica discursiva, enunciação, memória.

Título da dissertação (mestrado): Mecanismos de Temporalização em Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Paulo Jefferson Pereira Barreto

Doutorando e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Estudos Semióticos da UFC (Semioce). Vencedor do I Prêmio Abreu Matos de Jornalismo Científico – ADUFC; Prêmio Expocom em Reportagem em Radiojornalismo (2014) e Prêmio Expocom em produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo (2013). Tem experiência nas áreas de Linguística e Comunicação, atuando com os seguintes temas: mídia e discurso, semiótica discursiva, comunicação visual, comunicação científica.

Título da dissertação (mestrado): O Discurso da Crise: Análise Semiótica de Estratégias Persuasivas em Capas de Jornais Publicadas Durante o Governo Dilma Rousseff.

Rafael Martins Nogueira

Doutorando e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLIN) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas (2018) pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Bolsista de Doutorado – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professor do Instituto UFC Virtual/Universidade Aberta do Brasil, no curso de graduação em Letras – Língua Portuguesa, na modalidade a distância. Integrante do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará (SEMIOCE). Revisor da Revista Vazantes do Programa de Pós-Graduação em Artes (UFC) e diagramador da Revista Estudos Semióticos da Universidade de São Paulo (USP).

Título da dissertação (mestrado): A Prática Semiótica do Meme.
Título da tese em andamento (doutorado):
Contribuições Teórico-metodológicas da Configuração Aspectual para a Semiótica das Práticas.

Raquel Vieira Sobrinho

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tauá-CE. Doutoranda e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin/UFC) e graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente atua como revisora e editora assistente da revista Entrepalavras do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência no ensino de Linguística, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Interessa-se pelos estudos de texto e discurso, com ênfase na área de Semiótica Discursiva.

Título da dissertação (mestrado): Uma Análise Semiótica da Obra Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar.

Rebeca Casemiro de Oliveira

Possui graduação em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (2008), especialização em Mídia e Assessoria de Comunicação pelo Centro de Ensino Superior Reinaldo Ramos (2010) e mestrado em Desenvolvimento Regional pela UEPB (2011). Atualmente, cursa doutorado no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. É jornalista do Departamento de Comunicação Social da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Tem experiência em Assessoria de Imprensa; Comunicação Pública; Avaliação de Políticas Públicas; Políticas Públicas de CT e Divulgação Científica. É membro do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará (SEMIOCE/UFC) e tem interesse em semiótica discursiva, semiótica do texto visual, semiótica plástica e literária.

Título da dissertação (mestrado): Uma análise da Divulgação da Pesquisa Acadêmica nas Universidades do Nordeste.

Roger Rômulo Monteiro de Medeiros

É doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) na Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa na área de Semiótica de tradição francesa e com especial interesse nos textos literários e nos jogos. É licenciado em Letras português-francês pela mesma instituição. É membro de Grupo de Estudos em Semiótica do Ceará (SEMIOCE). Atua como professor da educação básica e de português para concursos. Alimenta também um blog de produção literária com contos, crônicas e poemas (https://ficciario.wordpress.com).

Título da dissertação (mestrado): A Enunciação do Lúdico e os Regimes de Interação em Jogos Eletrônicos de Gênero Plataforma.
Título da tese em andamento (doutorado):
A Espacialização e a Construção da Subjetividade em Textos Literários.

Vinícius Façanha Câmara de Sousa

Doutorando do programa de pós-graduação em linguística da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (2020) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2023). Membro do SEMIOCE – Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará. Editor adjunto na revista Estudos Semióticos, na qual também atuou como editor assistente em 2023 e revisor no ano de 2022. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, literatura, mereologia e intertextualidade.

Título da dissertação (mestrado): Condições Semióticas da Totalidade: A Dupla Leitura de “Os Gragões Não Conhecem o Paraíso”.
Título da tese em andamento (doutorado):
A Dimensão Merológica da Semiose na Prosa Literária, na Arte Sequencial e no Aaudiovisual.


Mestrado

Aless Jordan Linhares Caetano

Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (2022). Atualmente é mestrando em linguística pela Universidade Federal do Ceará, com pesquisa na área de semiótica discursiva.

Artur da Silva Barbosa

Mestrando do programa de pós-graduação em linguística da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela mesma universidade. É membro do grupo de estudos semióticos do estado do Ceará – SEMIOCE. Tem interesse pela semiótica francesa, e possui experiências em pesquisas em Semiótica da Canção e Semiótica Discursiva (PIBIC), além de ter atuado como monitor de Literatura Africana de Língua Portuguesa (PID).

Título da dissertação em andamento (mestrado): Fillers e Efeitos de Fidelidade e Distanciamento na Tradução Intersemiótica de Mangá para Anime.

Beatriz Farias Mendes

Graduada em Letras – Português/Literaturas (2023) pela Universidade Federal do Ceará e atualmente mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando como monitora voluntária de Teoria da Literatura II durante o ano letivo de 2020 e bolsista PIBIC na área de Semiótica Discursiva de 2022.2 a 2023.1.

Biatriz de Moura Tavares

Estudante do Mestrado em Linguística (PPGL-UFC) e graduada em Letras, Português, Espanhol e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Possui experiência como monitora de Introdução à Linguística (2019.1 – 2020.2), quando realizou o Minicurso Língua e Ação junto ao Departamento de Letras Vernáculas (UFC), onde também atuou, posteriormente, como bolsista de Iniciação Científica do projeto “A tensividade subjacente às categorias plásticas na linguagem fotográfica” (2021.2 – 2022.1) e participou voluntariamente do projeto de extensão Semiótica no Segundo Andar (SSA). É membro do Grupo de Estudos Semióticos da UFC (SEMIOCE). Possui interesse em Semiótica Discursiva e Teoria e Análise Linguística.

Título da dissertação em andamento (mestrado): Entre Esconder e Mostrar: Estratégias Enunciativas em Fotos de Vivian Maier.

Erick Moura Rodrigues

Possui graduação em Letras Português e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Durante o período de graduação, atuou como monitor da disciplina de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no ano de 2017, quando coordenou o grupo de estudos LERÁFRICA. Participou do Grupo de Estudos em Glossemática entre 2016 e 2019, vinculado ao Grupo de Estudos Semióticos (SEMIOCE), do qual faz parte atualmente. Também foi professor bolsista da Casa de Cultura Portuguesa de 2018 a 2019. Atualmente é membro da comissão editorial da Revista Estudos Semióticos (eSSe), da Universidade de São Paulo (USP), na qual atua como diagramador. É mestrando em linguística pela Universidade Federal do Ceará e trabalha com a dissertação intitulada (provisoriamente) “Glossemática sem nome: uma proposta de tradução de language (1970) de Louis Trolle Hjelmslev”.

Título da dissertação em andamento (mestrado): Glossemática Sem Nome: Uma Proposta de Tradução de Language (1970) de Louis Trolle Hjelmslev.

Luana Ingrid Gomes Maia

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em Letras – Espanhol e suas Literaturas pela mesma instituição (2022). Atuou como bolsista no Programa Residência Pedagógica em Língua Espanhola (UFC/CAPES), no Núcleo de Línguas Estrangeiras da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC/UFC).

Paulo Henrique Paiva da Silva

Graduado em Letras Português – Inglês e suas Literaturas pela universidade Federal do Ceará. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGLIN-UFC). Atuou como bolsista voluntário no Programa de Iniciação à Docência (PID), como monitor da disciplina de Literatura Portuguesa II nos anos de 2019 e 2020. Participou do Grupo de Estudos em Glossemática entre 2016 e 2019, vinculado ao Grupo de Estudos Semióticos (SEMIOCE), também foi bolsista de Iniciação acadêmica (BIA) nos anos de 2017 e 2018. Interessado principalmente nas seguintes áreas: Semiótica, Linguística, Língua portuguesa, professor substituto de Língua Inglesa no município de Fortaleza.

Raquel Nunes Cavalcanti

Possui graduação em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2022); especialização em Semiótica e Analise do Discurso, pela Faculdade Metropolitana e é atualmente professora  do Colégio Christus. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Semiótica.

Título da dissertação em andamento (mestrado): Quatro Álbuns de Chico Buarque de Hollanda sob a Perspectiva da Semiótica da Canção.


Graduação

Ana Clara De Oliveira Miranda

Técnica em Petroquímica pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Caucaia. Foi integrante do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no IFCE – Campus Caucaia. É atualmente graduanda em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Participou do Projeto Ler e Escrever com os Clássicos em 2021, do Grupo de Estudos Literários em 2021, foi também do Grupo de Estudo de Semiótica Literária Narrativa, Passional e Tensiva, em 2021, do Grupo de Estudos Cordelista Arievaldo Viana, em 2022, e, por fim, do Grupo Laboratório de Análises Literárias em 2022. Atuou, ainda, como bolsista do Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, no desenvolvimento do projeto “Clube PD: Clube da Poesia e Desenho”, em 2022; como bolsista do Programa de Promoção da Cultura Artística, e no projeto “Arte na propagação de saberes: deficiência, informação e acessibilidade” em 2023.

Pesquisa PIBIC em andamento: A Epifania Medida: Graus de Concessão e Transporte do Sujeito Afetado.

Melissa Lima Fernandes

Possui ensino-médio-segundo-grau pelo Colégio Provecto (2019). É atualmente cursista do programa de graduação em Letras Português e Espanhol da Universidade Feral do Ceará – UFC; é membro do Grupo de estudos Semíticos do Ceará – SEMIOCE, além de ser Bolsista de Iniciação Cientifica PIBIC.

Pesquisa PIBIC em andamento: A Epifania Medida: Graus de Concessão e Transporte do Sujeito Afetado.

Acessar Ir para o topo